Novidades > Fundadora da Semina comemora 3...

Fundadora da Semina comemora 30 anos de trabalho em prol da saúde sexual e reprodutiva no Brasil.

A Semina Indústria completa 30 anos em novembro, mas a idealizadora do trabalho, Maria Luisa Eluf (foto), hoje com 74 anos, decidiu antecipar as comemorações para esta quinta-feira (20). Ela e seus filhos, Geraldo Mattar Jr., diretor da Semina, e Ana Lucia Mattar, assessora da Semina Educativa, vão receber, em São Paulo, amigos e parceiros para uma festa. “Na verdade, é uma reunião de gratidão. Quero agradecer pessoalmente cada uma dessas pessoas pelo apoio e incentivo ao longo dessas três décadas.”

A empresa é familiar e nasceu na década de 1980 como uma resposta ao movimento feminista, do qual Maria Luisa, que é socióloga e doutora em psicologia social, fazia parte.

“Nos anos 70, eu estava envolvida na luta pelos direitos das mulheres, fui uma das criadoras da Casa Mulher, no Bixiga. Foi um momento marcado pelo acesso à saúde e a métodos contraceptivos que possibilitaram o maior exercício da autonomia da mulher. Nossa bandeira era para que as mulheres fossem informadas sobre todos os métodos contraceptivos. Só se falava em pílula e já existia, por exemplo, o diafragma. Decidi, então, criar uma indústria para produzir e comercializar métodos contraceptivos, insumos e materiais educativos na área de saúde reprodutiva.”

Antes de se empenhar na construção da Semina, Maria Luisa foi convidada pela Pathfinder Fundation, entidade norte-americana, para dirigir, no Brasil, um projeto de planejamento familiar. “Atendíamos populações carentes e ofertávamos o diafragma para elas – um anticoncepcional seguro, natural e sem efeitos colaterais. Nossa proposta era inovadora para o avanço dos direitos reprodutivos da mulher. Este trabalho foi o primeiro passo para a criação da Semina.”



Marcas & Produtos

Nossas marcas são usadas por pessoas de todo o Brasil.
Milhões de brasileiros confiam na qualidade de nossos produtos .